moda, moda sustentavel, moda consciente, moda com proposito, joaquina brasil, joaquina, consumo consciente, sustainable fashion, sustainable fashion brazil, moda sustentavel brasil, sustentabilidade moda, upcycling, upcycling moda,
1 FRETE GRÁTIS ACIMA DE R$ 229,00  |  ENTREGAMOS PARA TODO O BRASIL

Moda Sustentável: como o Brasil está reagindo a isso? 13/09/2018

Quando falamos de sustentabilidade, muitas pessoas não sabem nem mesmo qual o seu significado. Isso ocorre porque no Brasil ainda é um assunto pouco discutido se comparado a outros países.

Na Europa, por exemplo, muitos países se comprometem com seus cidadãos a viverem de maneira mais consciente. Na Dinamarca, existem várias iniciativas que englobam também o mundo da moda, contando com várias marcas e empresas que pensam desde a criação e seu processo, até o ciclo de vida e descarte do produto.

No Brasil as coisas estão começando a melhorar nesse cenário. Atualmente, temos várias iniciativas e marcas que estão cada vez mais ganhando seu espaço e reconhecimento pelo que fazem. Ainda assim, estamos falando de um nicho.

Para que as coisas comecem a se desenrolar de uma maneira mais avançada, é necessário um esforço de vários lados, sendo os principais: governo, empresas e consumidores.

O governo, porque é necessário tomar medidas que sejam mais sustentáveis não apenas economicamente, além de conscientizar os cidadãos e aplicar leis mais rígidas para empresas, como a de descarte e mão de obra. As empresas por sua vez, precisam trabalhar também na educação do consumidor ao consumo consciente, oferecer produtos que sejam menos nocivos ao meio ambiente e às pessoas. Já o consumidor, precisa ter mais voz e ser mais seletivo em suas compras, tendo mais consciência do que e de quem está comprando.

Mas aos poucos, isso vem mudando, as três vertentes têm trabalhado mesmo que de maneira mais tímida, para que isso ocorra.

Estamos inclusive, ganhando mais espaço. Semanas dedicadas à moda sustentável têm ganhado força no Brasil, como é o caso do Fashion Revolution e do Brasil Eco Fashion Week. Além disso, feiras como O Jardim Secreto Fair também tem tido cada vez mais expositores e interessados.

Mas o que são essas iniciativas?

A Semana Fashion Revolution acontece mundialmente e é um movimento dedicado à conscientização do consumidor, os instigando a entender mais sobre como a moda pode ser degradante, não apenas para o meio ambiente, mas também às pessoas. O movimento nasceu após o desabamento do Rana Plaza, em Bangladesh, onde deixou milhares de feridos e centenas de mortos. Assim, nessa semana, ocorre o #quemfezminhasroupas, onde os consumidores mostram suas etiquetas e questionam às empresas sobre seu modo de produção, e simultaneamente, são desenroladas várias discussões, palestras, etc.

E a semana Brasil Eco Fashion Week nasceu recentemente, com o intuito de ser uma semana de moda sustentável em São Paulo, reunindo várias marcas conscientes, junto a debates, para divulgar e fortalecer cada vez mais esse mercado.

251117-befw-Grama_050

O Jardim Secreto Fair acontece há alguns anos e têm várias edições! A feira acontece sempre na praça Dom Orione no Bixiga, e traz 200 expositores, entre eles alguns residentes. O evento reúne o produtor local e o consumidor, com música, comidas artesanais, moda sustentável, cosméticos naturais, artesanato e arte! Geralmente ocorrem várias edições no ano.

12916732_1154451161241330_2797327039573744780_o.jpg

Isso significa que cada vez mais, estamos tendo mais abertura para falar sobre o consumo consciente e o mais importante: estamos sendo cada vez mais ouvidos! Ainda assim, existe um caminho muito longo a percorrer e sabemos que existem muitas pessoas dispostas a fazer parte disso, assim como a gente.