1 FRETE GRÁTIS ACIMA DE R$ 229,00  |  ENTREGAMOS PARA TODO O BRASIL

Por que produzir com matéria-prima já existente? 01/10/2018

Você deve ter ouvido falar que a Joaquina Brasil produz apenas com matéria-prima de reaproveitamento... Mas o que isso significa e por que isso é importante?

1. Para se produzir matéria-prima muitos recursos são necessários

A produção de tecidos demanda um gasto excessivo de recursos como água e energia, além de produtos tóxicos que acabam contaminando os solos e as águas. Exemplo disso é a fibra de algodão, que é responsável por 25% do uso mundial de pesticidas. A viscose, por sua vez, utiliza mais energia do que a produção de PET e mais água do que a produção de fibras sintéticas como nylon e acrílico, além de ser responsável por grande parte de desmatamento para a obtenção de celulose.

 2. Apesar da produção, muitos tecidos são rejeitados

A indústria convencional de moda rejeita tecidos por pequenos motivos, são estes: pequenos defeitos no tecido, coloração diferente da planejada, pequenos erros na impressão da estampa ou ainda, produção excessiva.

O descarte ocorre em inúmeras empresas e confecções, e apenas na região do Bom Retiro, 12 toneladas de tecidos são descartadas diariamente, o que numa conta rápida, logo se calcula algo próximo das 220 toneladas de resíduo têxtil por mês. E estima-se que 80% dos resíduos têxteis que vão para o lixão, poderiam ser reutilizados, o que nos mostra como o descarte incorreto e desnecessário precisa ser repensado. (WRAP, 2015)

3. Lixo como erro de design

A produção de lixo é um erro de design, porque temos que projetar e criar os nossos produtos para que eles sejam duráveis, de ótima qualidade e que tenham alguma estratégia de logística reversa ou biodegradabilidade.

É pensando nisso, que utilizamos 100% dos retalhos de nossa produção, todos os resíduos têxteis são destinados à criação de acessórios e de novas peças, pelas mãos de artesãos que trabalham interna e externamente.

Além disso, possuímos um sistema de takeback. Incentivamos vocês a devolverem a peça na loja quando não a utilizar mais, oferecendo um desconto. Essa peça será reparada caso necessário, e será destinada ao nosso bazar, oferecendo outra chance de estender o ciclo de vida do seu produto.

4.Tecidos descartados vão para aterros sanitários

Sempre damos ênfase de que tecidos não devem ser descartados de maneira incorreta, porque dessa forma, eles acabam sendo destinados a aterros sanitários, onde levarão anos para se decompor, ou ainda, serão incinerados, eliminando gases tóxicos.

Assim, ao resgatarmos esses tecidos, estamos aumentando o ciclo de vida dos tecidos e contribuindo com o meio ambiente.